Era uma vez a MTV Brasil da Abril ... #anos90 #anos2000 #anos2010




Por Calil Neto

04 de dezembro de 2017


"Era uma vez..." Em 1990, o grupo Abril fundou a MTV Brasil, a nossa versão da MTV norte-americana, em um acordo da MTV Americana e a Editora Abril. Zico Góes, que foi diretor de programação da MTV Brasil, passou mais de 20 anos na emissora, em funções como tradutor de programas vindos de fora, na área do jornalismo e redator. Eu mesmo adorava a animação para adultos Beavis and Butt-Head (hilário!), em um veículo, que tinha como base principal de sucesso, a música e a cultura pop, sem falar o humor, e mais tarde, os programas de paquera e de sexo, como Fica Comigo com Fernanda Lima ( hoje na Globo) e Beija Sapo com Daniella Cicarelli, ou VJ por um dia, que iam atrás de novos VJs, que tinham que ser desconhecidos do grande público, segundo o diretor Zico Góes. A MTV Brasil com gestão da Abril, estreou na televisão brasileira, em 20 de outubro de 1990.  Com certeza, o canal do grupo Globosat, o Multishow, teve a sua programação baseada na grade da antiga MTV Brasil, que foi a pioneira em disseminar a música ao público através dos videoclipes. A matéria-prima da MTV, que é uma grife mundial, é a música e com a programação segmentada para o público jovem ávido pelo mundo musical. Foi o primeiro canal brasileiro a ter a programação para este tipo de público segmentado.  

No começo, a base da programação era veicular videoclipes e depois foram inseridos apresentadores que serão conhecidos como VJs, que é um tipo de DJ que “toca” e apresenta videoclipes; algo que hoje seria mais inviável com a chegada da internet e os YouTubers da vida.  Depois, a MTV brasileira foi ganhando jornalismo em sua programação e no começo era o jornalista Zeca Camargo, que depois foi para a Rede Globo, quem comandava o jornalismo na emissora musical. Outro destaque da emissora foi a jornalista Astrid Fontenelle, que foi uma das pioneiras da casa.
 
 



 
 
 
Memorável o Rock Gol, que teve Felipe Xavier no comecinho, e permaneceu com Marco Bianchi (entrevistado no podcast CelebrityCast Entrevista do Blog do Calil Neto ) e Paulo Bonfá, e tinha campeonato de futebol com músicos e bandas, que eram o maior sucesso. Marcos Bianchi e Paulo Bonfá eram hilários em seus comentários e narrações dos jogos entre músicos. Depois veio o Rock Gol de Domingo. O grande destaque dos campeonatos era o loirérrimo cantor Supla. A MTV também tinha South Park, Beavis and Butt-Head e tinha as suas próprias animações, como a Megaliga MTV de VJs paladinos, criada por Marco Antônio Pavão. Gostava também do Max Fivelinha (conversei com ele no Blog do Calil Neto) e do João Gordo. Tinha o inteligente Marcos Mion com o Mionzinho, que apresentava Os Piores Clipes do Mundo, que depois seria destaque na Record TV, no Legendários, que acaba no final de 2017. Passagem de Sabrina Parlatore (apresentou Disk MTV, que era um sucesso), Edgard Piccoli, Marina Person (a VJ que ficou mais tempo na MTV), o polêmico João Gordo, vocalista da banda Ratos do Porão com o programa Gordo a Go-Go e muito mais, Sarah Oliveira, Didi Wagner, Cazé Peçanha agora Cazé Pecini, a tatuada Penépole Nov,a e outros destaques, como Ferrugem e Luiz Thunderbird, que adorava. Tinha os programas na praia de férias da MTV com a Marina Person e Edgard Piccoli, como Casa da Praia. 
 
Momentos marcantes para mim, foram quando no Disk MTV, a Sabrina Parlatore, que eu adorava, em 2000, entrevistou a Christina Aguilera, e depois os irmãos Hanson, que eram febres entre a garotada no meio musical. Parece que foi ontem!
 
 




 
 
Tinha a aguardada premiação do canal, o MTV VMB (  Video Music Brasil ), que premiava os destaques do meio musical. Na edição 2011, teve a presença do Jô Suado, sátira do programa Pânico na TV, ao apresentador Jô Soares, interpretado pelo humorista Márvio Lúcio, ao lado do integrante do CQC na época, Rafael Cortez. Como ri naquele dia!

Os últimos anos da MTV da Abril deram maior destaque ao gênero comédia, revelando grandes nomes como Marcelo Adnet, que esteve no programete 15 minutos, ao lado de um garoto que não abria a boca, ( e em outros programas da casa!), Tatá Werneck, Paulinho Serra, Rodrigo Capella, são outros exemplos. Época muito boa! Em 2013, apresentaram o My MTV, trazendo memória do passado televisivo da MTV, com alguns dos ex- VJs da casa. Dia 30 de setembro a MTV Brasil, gestão Abril, às 23h59 min, encerrou suas atividades, e deu lugar ao canal TV Ideal, canal provisório também da Abril.  


A MTV Brasil da Abril parecia com toda modéstia um conto de fadas televisivo... Muito carinho de muitos pela emissora ( eu entre eles!), que foi um canal muito importante para o cenário musical brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas