Celebrity Biografias 11 – Xuxa Meneghel

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Por Calil Neto 

13 de fevereiro de 2024. 

Xuxa Meneghel no Celebrity Biografias 11 - A homenageada da edição 11 do Celebrity Biografias do Blog do Calil Neto, é a nossa eterna rainha dos baixinhos e que hoje são grandinhos. Maria da Graça Meneghel ou mais conhecida como Xuxa Meneghel, nascida em Santa Rosa (RS), que em 2023 comemorou seus 60 anos e ganhou um mega-documentário sobre sua vida: “ Xuxa, O Documentário” no Globoplay, com direção artística e participação em reportagens de Pedro Bial, que vou usar como base neste texto biográfico. Algumas personalidades marcantes em sua trajetória, como o garotinho vivido por Marcelo Ribeiro (hoje empresário, e que perdeu diversas oportunidades de atuação por causa do filme) que contracenou ao lado de Xuxa em cenas de nudez em um filme que se tornou polêmico com o passar do tempo, Amor Estranho Amor (1982), ao lado de Vera Fischer, Tarcísio Meira e grande elenco, dirigido por Walter Hugo Khoury. Chegaram a tratar a cena de Xuxa com o garotinho como um momento pedófilo de sua bem sucedida carreira. Xuxa se defende no documentário e afirma que essa é a cena que colocam no YouTube e que não assistiram o filme na íntegra. Até a ex-empresária de Xuxa, Marlene Mattos, com quem teve uma polêmica relação profissional está na produção e era uma chefe linha-dura que ficava 24 horas disponível para a apresentadora e foi uma das grandes responsáveis pelo destaque profissional da apresentadora.    

Xuxa foi muito namoradeira e saiu em capas de revistas, como a Playboy. Namorou nosso rei Pelé e o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, que segundo a produção, foi o grande amor de sua vida. Segundo Xuxa, não tem o porquê de esconder seu passado. Marlene Mattos via Ayrton Senna como uma ameaça para a carreira de Xuxa. Depois que terminaram o relacionamento e Senna começou a namorar Adriane Galisteu, os dois ficaram um ano sem se ver até ele morrer em um acidente, durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália, em primeiro de maio de 1994. 

Xuxa entrou na televisão por acaso. Ela era modelo. Em 1983, estreou no Clube da Criança na TV Manchete com Maurício Sherman como um dos criadores. No começo, não existiam as paquitas. Eram apenas as crianças ao lado da apresentadora. Tinha um papagaio chamado Paquito, que nem o Louro José de Ana Maria Braga (será que foi uma inspiração?).  Nome que deu origem ao nome das futuras companheiras de Xuxa no palco. Nos anos 80 e 90 na televisão, não existia uma personalidade tão drag em suas vestimentas como Xuxa Meneghel. 


Clube da Criança - TV Manchete



Na Globo, tinha o Balão Mágico ( que ganhou documentário no Star + em 2023) que começou a perder força. O IBOPE da TV Manchete estava crescendo e Boni quis trazer Xuxa para Globo para apresentar o Xou da Xuxa, que iria ter mais gente e mais crianças. Tivemos o Praga e Dengue como companheiros de Xuxa na Globo, além das paquitas. As paquitas mais conviviam entre elas, do que com a família, e a preferência para Marlene Mattos era de paquitas loiras. As paquitas eram substituídas ao longo do tempo e tinham que gostar de lidar com o público infantil. Xuxa gravou diversos discos pela Som Livre e ganhou diversos prêmios. Tinha revista da Xuxa e diversos shows apresentados por Xuxa no Brasil e pelo mundo. O fanatismo por Xuxa era e (é) muito grande pois é uma das grandes artistas completas da televisão (cinema e música) brasileira. 

O Chile, a Argentina e a América Latina ficaram encantados por Xuxa. Seu programa foi vendido para diversos países. Depois ela se preparou para uma carreira nos Estados Unidos, mostrando o seu trabalho para milhares e milhares de americanos, programa que foi vendido para o mundo todo. Xuxa não foi um sucesso apenas no Brasil, mas no mundo todo. 

Xuxa gosta muito de fazer cinema, principalmente para o público infantil. Realizou filmes com os Trapalhões e fizeram história juntos. Lua de Cristal, que mistura o lúdico com a realidade, com Xuxa ao lado de Sérgio Mallandro, dirigido por Tizuka Yamasaki, foi o primeiro filme infantil de Xuxa Meneghel ( um filme inesquecível para mim, como muitos outros, como Sonho de Verão – Não sei se Xuxa participou, mas paquitas e paquitos participaram com Sérgio Mallandro, e o próprio Xuxa Contra o Baixo Astral, que não foram mencionados no documentário). Muitos fãs davam a vida à Xuxa e chegaram a acontecer fatalidades ( como um fã que morreu de infarto) 



E tem uma curiosidade em especial no documentário que conta do encontro em Neverland de Xuxa Meneghel com o astro da música pop Michael Jackson que através de um contrato queria filhos com a artista brasileira.  Saiu uma foto dos dois na saudosa revista Manchete. O que Xuxa tinha e tem de bom é sua espontaneidade e naturalidade; algo que conquistou o público. 

Nos Estados Unidos, achavam que Xuxa era muito sensual para o telespectador americano. As paquitas nos Estados Unidos eram chamadas de Pixies. Os problemas de saúde e o excesso de trabalho acabaram com a carreira de Xuxa nos Estados Unidos. Xuxa conquistou logo em seguida a Europa.

Xuxa sempre quis ser independente financeiramente e não depender dos homens. E tinha o interesse em engravidar. Queria ter tido um filho, no começo, por inseminação artificial. Ela acreditava que seu filho não precisaria de um pai. Assim como foi criada. Queria ser mãe solo, assim como foi sua mãe. Seus pais eram separados. A apresentadora aos 16 anos já sustentava a família.

 

Luciano Szafir: O pai de Sasha.


Foto: Reprodução/ Instagram


 Como se conheceram?

Luciano Szafir era modelo e foi chamado para um ensaio fotográfico para a revista NOVA, sendo que na foto teriam diversos rapazes em torno de Xuxa Meneghel. Ela gostou de Luciano Szafir e queria ter uma foto apenas com ele. Foi aí que eles se conheceram. Luciano queria filhos apenas se eles se casarem (é de uma família conservadora) e o casal brigava muito. Xuxa não queria ser forçada a se casar. E tiveram a Sasha de forma natural.


Sasha Meneghel - Foto: Reprodução/ Instagram


 

Xuxa não queria que Sasha ( hoje, modelo e designer de moda) tivesse a exposição midiática que ela teve. Sasha não entendia o que era ser uma pessoa pública, apesar de Xuxa a levá-la aos programas, quando pequena, para mostrá-la ao público. 

Incêndio durante o Xuxa Park 

Ocorreu um incêndio em um cenário de um dos programas de Xuxa, na gravação do Xuxa Park, no Rio de Janeiro, e tinham cerca de 300 pessoas 

Encontro com a ex-diretora Marlene Mattos após 19 anos


Marlene Mattos ao lado de Didi (Foto: Reprodução/Instagram)


 

Dizia-se que a relação profissional de 19 anos de Marlene Mattos com Xuxa Meneghel era abusiva. E Xuxa dizia que Marlene era seu chão, apesar de linha-dura. Xuxa era supostamente uma marionete nas mãos de Marlene. Xuxa afirma no documentário que Marlene Mattos teria dito que ela odiava crianças, o que teria separado as duas. Marlene desmente no documentário. E Xuxa diziza que Marlene Mattos afirmava que os ídolos morriam cedo. E ela mesmo, Marlene Mattos, no documentário, diz que falava muita besteira para Xuxa, que nem mesmo ela lembrava. E dizia que ela era do jeito que era por Xuxa Meneghel ser na época o maior nome da TV Globo. 

Ainda tem a lenda de que Xuxa Meneghel e Marlene Mattos eram um casal. Um achismo do público, desmentido no documentário.  

Xuxa contra as drogas e violência contra a criança 

No governo Sarney quebrou o protocolo e pediu ajuda para a Campanha contra as Drogas. Criou a Fundação Xuxa Meneghel, hoje Fundação Angélica Goulart. Participou da campanha de vacinação, campanha contra a violência de crianças. Xuxa diz no documentário que foi abusada sexualmente durante a infância e posteriormente quis lutar por seus interesses. 

Parceria de trabalho com Luiza Brunet 

Na mocidade, Xuxa Meneghel fez carreira de modelo ao lado de Luiza Brunet. Ambas conviveram com Pelé. Pelé foi o primeiro namorado com quem perdeu a virgindade em uma época em que Xuxa já era vista como um símbolo sexual. 

Na Record TV em 2015 

A relação de Xuxa Meneghel com a Rede Globo se desgastou. Ela no documentário tem boas lembranças do Dancing Brasil. 

Finalmente casada: Com Junno Andrade


Foto: Reprodução/ Instagram



Quando Xuxa Meneghel apresentava seus programas infantis na Rede Globo, Junno Andrade fez diversas apresentações como cantor. E Xuxa já aparentava interesse pelo futuro marido. Por conta da novela Salve Jorge! (2012), Junno, que também é ator, se reencontraram e começaram o namorico e futuro casamento. Segundo o amigo Sérgio Mallandro, que conheceu Junno antes de Xuxa: “Arranjou um grande cara!” Até que enfim, casados! 

Comentários

Postagens mais visitadas