O que eu acho da nova Escolinha do Professor Raimundo?




Foto: TV Globo

Por Calil Neto

A Escolinha do Professor Raimundo, comandada pelo humorista Chico Anysio, foi um dos programas de humor na televisão brasileira de maior sucesso nos anos 90. O programa foi exibido de 1990 a 1995 e voltou a ser produzido em 2001. Seus horários de exibição foram aos sábados, às 22h30, e de segunda a sexta, às 17h. Você leitor, quando pequeno, quando adolescente, quando adulto... com cereza, seu pai, seu avô, estavam ligados na tevê para assistir à Escolinha do Professor Raimundo. 

Sobre o programa com Chico Anysio:


Criada em 1952 na Rádio Mayrink Veiga, a escolinha do professor Raimundo Nonato levou para a sala de aula alguns dos maiores representantes do humor no Brasil. A partir de abril de 1993, a Escolinha do Professor Raimundo passou a ser gravada no Teatro Fênix no Rio de Janeiro. No programa da tarde, dois quadros novos – Rádio PR-Raimundo e o Jornal da Escolinha – reuniam vários alunos em cenários criados por Tadeu Catarino. A sala das aulas noturnas aumentou e ganhou cores bege, ocre e castanho, que tornavam o ambiente mais leve. As janelas ficaram maiores, e um painel fotográfico, ao fundo, reproduzia a vista da rua. De acordo com a vontade do professor Raimundo, o quadro-negro agora podia deslizar para o alto e revelar um mapa-múndi. O esqueleto, que tradicionalmente ficava ao lado da mesa do professor, ganhou movimentos: ele podia rir das piadas e irradiar luz pelas cavidades dos olhos. Os figurinos dos personagens ganharam cores mais claras, e o professor Raimundo passou a alternar dois jalecos: um azul-claro, para as aulas da tarde, e um azul-marinho, para as aulas à noite. 

Um dos charmes da Escolinha era o clima informal do programa. Os atores recebiam apenas seus próprios textos e, assim como os telespectadores, nunca sabiam as falas dos companheiros. Surpreendiam-se com as piadas e brincadeiras e improvisavam as respostas e os argumentos.


Parceria entre VIVA e Globo, em 25 de novembro de 2015, o primeiro episódio do reboot da Escolinha do Professor Raimundo foi ao ar na tela do canal por assinatura Viva.

O elenco escalado para o reboot de A Escolinha é formado por: Bruno Mazzeo (Professor Raimundo), Ângelo Antônio (Joselino Barbacena), Betty Gofman (Dona Bela), Dani Calabresa (Catifunda), Ellen Roche (Capitu), Evandro Mesquita (Armando Volta), Fabiana Karla (Cacilda), Fernanda de Freitas (Marina da Glória), Fernanda Souza (Tati), Kiko Mascarenhas (Galeão Cumbica), Lucio Mauro Filho (Aldemar Vigário), Marcelo Adnet (Rolando Lero), Marcius Melhem (Seu Boneco), Marco Ricca (Pedro Pedreira), Marcos Caruso (Seu Peru), Maria Clara Gueiros (Cândida), Mateus Solano (Zé Bonitinho), Otaviano Costa (Ptolomeu), Otávio Müller (Baltazar da Rocha) e Rodrigo Sant'Anna (Batista).

Essa rebootização de A Escolinha do Professor Raimundo é fantástica. Ultramoderna, com efeitos modernos e muito bem representada, por essa nova geração de humoristas que participa do programa aliados a atores veteranos de nossa televisão. Nunca iria imaginar Marco Ricca , participando da Escolinha. Nem a atriz Fernanda Souza.

E não é que o programa é divertido. Legal eles resgatarem às atuais gerações um programa que foi um tremendo sucesso no passado. Mas não se prenda apenas no reboot, assista também aos programas antigos com Chico Anysio. São incomparáveis. Mas ambos imperdíveis.  

Imagens: Pedro Curi . 

Comentários

Postagens mais visitadas