Historiador lança biografia do mestre do humor Ronald Golias.


Por Calil Neto

O historiador Luís Carlos Barbano está lançando dia 06 de maio a biografia do talentoso humorista, Ronald Golias , Ronald Golias - O Gigante do Humor.

Boa parte dos críticos, jornalistas e comentaristas refere-se ao humor de Ronald Golias como ingênuo, simples e familiar. Pois era exatamente assim que o comediante gostava de atuar, sem apelação, sem causar constrangimentos para quem quer que fosse.

Admirado por todos que trabalharam e conviveram com ele, por sua honestidade e caráter, Golias também deu novo significado à expressão ´profissional´. Decorava - e como decorava - os textos, conta seu parceiro e grande amigo Carlos Alberto de Nóbrega, que também garante que nunca viu Golias falar mal de alguém ou prejudicar um colega.

´Ronald Golias: o gigante do humor´, além de acompanhar a trajetória de Golias desde seu nascimento em São Carlos (SP), em maio de 1929, até sua morte 76 anos depois, em São Paulo, é também um relato histórico sobre a formatação da televisão no Brasil. Mas não é só isso. Em suas páginas, o leitor será apresentado a diversos causos e curiosidades envolvendo a personalidade, a vida e a carreira desse comediante que se tornou unanimidade nacional. Conhecerá, por exemplo, detalhes de sua vida que levaram seu padrinho e mentor, Manoel de Nóbrega, às lágrimas ou seu lado espiritual e o grande vínculo com o médium Chico Xavier. Além, é claro, de suas manias - como comprar dez vestidos exatamente iguais para a então esposa Lúcia - e do grande coração, que o fazia preterir um aumento salarial para que o restante da equipe pudesse ganhar mais.

O autor do livro, o historiador e uspiano Luís Carlos Barbano, conheceu Golias quando tinha apenas 16 anos e era balconista de um armazém em São Carlos. Lembra-se bem do tumulto que a presença do humorista causou no local e também nele próprio. ´Golias, em sua simplicidade, recebia os curiosos com um jeito ao mesmo tempo debochado e encabulado. Ele era uma celebridade, mas era de uma simplicidade de dar dó. Parecia que ele não se dava conta de sua fama e do quanto sua presença significava para nós, os são-carlenses´, revela.
Em 1960, Golias expressou o desejo de escrever sua autobiografia, mas acabou não concretizando seu intento. Por meio desta biografia, os destinos de Ronald Golias e Barbano voltaram a se cruzar.
Além da apurada pesquisa feita pelo autor, ´Ronald Golias: o gigante do humor´ conta com depoimentos, dentre outros, do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, da filha do Golias, Paula, do irmão Arlindo, da ex-esposa Lúcia, da deputada Cidinha Campos, da atriz Fafy Siqueira e de amigos e conhecidos de sua terra natal. A capa foi criada pelo artista plástico Wilson José Peron, além das caricaturas do humorista feita por Ziraldo e pelo artista gráfico Iéio (Sergio Luiz Roda) especialmente para esta biografia.
A obra, com 350 páginas, é encerrada com algumas piadas contadas pelo comediante que traduzem bem o tipo de humor que fizeram de Ronald Golias um talento único.
 
Sobre o Autor

Luís Carlos Barbano mora em São Carlos, interior de São Paulo, onde nasceu em agosto de 1957. Formado em história pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), é membro do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo (ICACESP) e trabalha na Universidade de São Paulo (USP).



Lançamento: 06 de maio de 2015.
Livraria da Vila – Fradique Coutinho
São Paulo.
Das 18:30 às 21:30.

Olha o visual da capa.


 * Colaboração de Marcelo de Senna. 

Comentários

Postagens mais visitadas